Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Olhar o Horizonte...

Olhar o Horizonte...

Coma Beterraba!

Dezembro 29, 2018

Estar com cancro, faz com que mudemos tudo na nossa vida, e aqui há a destacar a alimentação. Estou completamente uma pessoa saudável! Se olhar para mim, pareço um sapo inchado, mas isso é da cortisona que levo todas as semanas, pois todas as semanas tenho quimioterapia; e já aqui disse que tive uma reação nos rins e tiveram de parar de imediato o tratamento, colocar cortisona e de seguida retomar a quimioterapia a um ritmo lento. Ainda assim só engordei 6 quilos, e tenho conseguido manter o peso, 66 kg, sem engordar mais, muito à custa das caminhadas que faço regularmente e da alimentação bem controlada.

No entanto, na última consulta, a médica disse que estava com anemia, mas ainda nada de valores preocupantes. Mas  para que não tenha de fazer outra medicação extra, aconselhou comer espinafres e beterraba, sobretudo beterraba que ajuda a evitar a anemia, e estive hoje a ler que ajuda a combater as células cancerígenas!  Já comecei a comer beterraba, e o que tenho a dizer é que não gosto muito do sabor! Mas há que fazer um sacrifício, e este tubérculo irá ser assíduo na minha alimentação! Se reduz as células cancerígenas é para incluir na alimentação.

A beterraba cheira a terra, e o sabor é a terra, pelo menos para mim. Para a comer com mais facilidade, junto-a  a outros legumes.

Algumas pessoas fazem batido de beterraba,  mas isso não vou fazer porque acho que não conseguirei ingerir dessa forma; o importante é comê-la; e misturada com outros legumes, custa menos.

 

Quanto a efeitos secundários da quimioterapia, até agora só tive um pequeno enjoo, caiu-me o cabelo (só já tenho uma penugem), e o pior têm sido as dores no corpo, em que acordo a meio da noite sem me conseguir mexer. Mesmo nesse estado levanto-me da cama para tomar a medicação e para me obrigar a andar, pois as pernas ficam como que paralisadas e a dor é bastante forte ! A médica disse que é  normal, e que os próximos tratamentos propiciam a isso mesmo. Nestes dias, vou caminhar na mesma, já depois da medicação ter feito  efeito,  para aliviar não só a mente, como continuar com a rotina das caminhadas para não engordar mais. Mesmo que tenha umas dores, vou caminhar na mesma. O importante é não parar!Talvez algumas pessoas prefiram ficar deitadas,  já eu prefiro manter-me activa,  pois para mim parar é morrer! 

Sim, estou acordada a esta hora porque adormeci no sofá, enrolada na minha mantinha nova que a minha mãe me deu no Natal. Mas não foi só hoje que adormeci no sofá; muitas têm sido as noites que durmo lá o primeiro sono. Ficaram lá os meus gatos, e por isso na cama, hoje, durmo sozinha, mas não faz mal; eles daqui a pouco já me vêm  acordar.

 

PS: ainda tenho sobrancelhas e pestanas; estão-se a aguentar; pode ser que não caem, mas também ainda tenho muitos tratamentos pela frente! E siga nos tratamentos! 😊😉

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D