Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Olhar o Horizonte...

Olhar o Horizonte...

Dia Internacional Contra a Corrupção

Dezembro 09, 2018

Hoje assinala-se o Dia Internacional Contra a Corrupção. Provavelmente pouco lembrada ou discutida neste dia. Esta nem deveria existir, mas o que é certo é que no nosso país é algo que não falta, e muito!

Provavelmente, vem à ideia de muitos o Mundo da Política, que é também um mundo de muitos interesses, onde muitos fazem favorzinhos a outros para conseguir algo em troca, sem muito esforço. Se são punidos? Não me parece, pelo menos no nosso país não o são, o que me dá uma enorme revolta. Os políticos são seres humanos, e como tal deviam ser punidos como qualquer ser humano! Bem, também aqui é necessário referir, que no nosso país existe uma justiça para ricos e outra para pobres...Seria mais um assunto que daria muito "pano para mangas".

Mencionando o Mundo da Política na corrupção, não quero dizer que todos os políticos o sejam; há que frisar esta parte. Até porque não conheço todos! E depois, tenho discernimento necessário de admitir que a política é essencial para governar um país; é preciso alguém que segure e oriente os destinos de um país. 

Eu sou um dos cidadãos que vota sempre, e não voto em branco; voto sempre em alguém. Apesar de estar muito desiludida, acho que este é um direito que temos, que é de extrema importância, e por mais descontentes que estejamos, devíamos todos exercer o nosso direito de voto. Fica aqui o conselho para as próximas eleições; não se feche em casa e vá votar.

Continuando pela corrupção. Há muitas grandes empresas, que apesar de estarem muito bem financeiramente, fogem aos impostos, e ainda para mais pagam muito mal aos seus empregados! Sim, deveria haver uma maior fiscalização...Mas como é que eles conseguem fugir a estes impostos...Pois é...

Depois, nas juntas médicas; alguns pagam a médicos para estes lhes darem incapacidade, para assim se manterem de baixa ou se reformarem mais cedo. Eu já fui a uma junta médica, e depois a Segurança Social chamou-se para uma outra perícia médica, e quando lá fui perguntei o porquê, e disseram que existem muitas fraudes nas juntas médicas, mas que no meu caso, quando leram o relatório da médica, e me viram de gorro, admitiram que de facto tenho mesmo de estar de baixa.

 

Offshores, em que empresas e pessoas individuais possuem contas bancárias em locais onde existe menor tributação para fins ilícitos; e quem as possui são sempre pessoas que já têm muito dinheiro!!! Muitos nomes de personalidades conhecidas, desde jogadores de futebol, atores, atrizes, políticos...Enfim, uma lista infindável...E depois para "disfarçarem" um pouco do que fazem, doam, de vez enquanto uma quantia de dinheiro a instituições, e depois divulgam essas suas ações. Para mim, esta atitude não desculpa o que fazem!

 

Em corrupção "cabe" muita coisa: suborno, extorsão, interesse, criminalidade sem "vítima", ilegalidade, contrabando, tráfico, comportamento desviante...São inúmeros os exemplos que poderiam aqui ser dados.

Eu gostava que Portugal melhorasse neste "campo", pois tenho a certeza que se melhorasse, nós estaríamos bem melhor, sem crises económicas atrás de crises económicas; precisamos de estabilidade.

 

 

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D