Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Olhar o Horizonte...

Olhar o Horizonte...

Dia Internacional do Voluntariado


Olhar o Horizonte...

05.12.18

Hoje mais uma data importante se assinala, o Dia Internacional do Voluntariado. Para mim um dia importante porque faço voluntariado. Neste momento, devido ao meu cancro não posso fazer o que habitualmente fazia nos bombeiros, sendo que agora faço, até ficar recuperada, apenas a parte da central, que se resume a atender as chamadas das ocorrências, e marcações de serviços, e entre outros assuntos de âmbito de "escritório". Ainda assim gosto, pois tenho uma pequena ocupação, além de que não me esforço, e moro mesmo pertinho do quartel.

 

Poderá ser uma repetição do que disse há uns tempos, mas acho que é sempre importante relembrar. O voluntariado é algo muito importante, pois consiste em ajudar todos aqueles que necessitam de ajuda, recebendo apenas em troca um sorriso ou um obrigado.

O voluntariado é essencial para milhões de pessoas, seja a servir comida nas ruas e cobertores aos sem-abrigo; distribuição de comida a famílias que passam dificuldades; entreter os idosos nos lares com atividades; fazer parte de bancos locais de voluntariado, para ajudar nas mais diversas situações; e agora lembrei-me dos Amigos do Hospital (acho que é assim que denomina), em que voluntários vão à sala de tratamentos do cancro, levar bolos, água, chá, café, sandes e até rebuçados, a nós que estamos em pleno e tratamento (também o fazem na sala de espera antes de entrarmos na sala de tratamentos).

Sim, é necessária disponibilidade para se ser voluntário. No entanto, considero que se todos fizermos um esforço conseguimos nem que seja uma hora por semana. E mais importante que a disponibilidade, é de facto o querer ajudar, o sentir-se útil para a sociedade, o sentir-se útil para ajudar o outro.

Eu gosto de o fazer, e hei-de continuar a fazê-lo para o resto da minha vida. Nos bombeiros será até aos 65, mas depois mudar-me-ei para uma instituição para continuar a ajudar como voluntária.

O voluntariado é algo que está inerente em algumas pessoas.

 

6 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Mensagens

Mais sobre mim

foto do autor