Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Olhar o Horizonte...

Olhar o Horizonte...

Inqualificável o que a “TVI” fez!

Janeiro 05, 2019

Escrevo enquanto jornalista, e desiludida com o jornalismo “pobre” (para não utilizar outro termo…) que infelizmente, cada vez mais se pratica.

O espaço concedido a Mário Machado neste canal foi propositadamente para dar audiência, até porque a Cristina Ferreira trocou para o canal de Carnaxide, e está quase a estrear o seu programa da manhã, que vai competir com o da “TVI”.

Apesar de ser um programa de entretenimento, apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria, não quer dizer que não devam cumprir o Código Deontológico dos Jornalistas.

A primeira "violação" do Código, é que não se deve chamar repórter a alguém que não tenha a Carteira Profissional de Jornalista; e depois "violaram" o artigo 9º do Código Deontológico, que é o seguinte:

“O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da ascendência, cor, etnia, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social, idade, sexo, género ou orientação sexual.”

Eu acho inqualificável o que este canal de televisão fez, e não apenas esta vez! Com tantos jornalistas de “nome” e fazem uma coisa destas!

Na minha opinião, fê-lo em prol das audiências, que frequentemente se costuma gabar, que é primeiro nisto, e primeiro naquilo…E sei estas afirmações porque só vejo “TVI” quando estou na casa dos meus pais, pois eles costumam ver este canal, uma vez que em minha casa, não vejo!

Estou a comentar este assunto, pois o mesmo foi abordado nos outros canais.

 

Errar é humano, mas neste caso presumo que as audiências são o mais importante. A importância da audiência é levada ao extremo, que depois cometem este erro, que só cometeria quem não tirou a licenciatura de jornalismo, e não trabalha em televisão!

As audiências estão a "cegar" alguns canais de televisão!

 

PS: A pergunta que foi feita no programa da manhã da "TVI" foi se precisaríamos de um novo Salazar (segundo o que ouvi num outro órgão de comunicação). Então vão perguntar apenas a alguém que é de um partido de extrema-direita!!!!! Pelo menos deveriam ter tido também um outro entrevistado que defende a democracia, para assim existirem dois pontos de vista! Mas não, só quiseram destacar as opiniões de quem não é exemplo para a sociedade!

 

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D