Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Olhar o Horizonte...

Olhar o Horizonte...

Sem carta, mas conduzem!


Olhar o Horizonte...

02.01.19

Parece quase surreal, mas não o é! Muitas pessoas sem carta de condução continuam a conduzir; e algumas andam nesta situação durante longos anos, e possivelmente outras nunca são "apanhadas" pelas autoridades.

Todas as semanas, GNR e PSP divulgam os resultados das suas operações semanais, e detenções por não possuir habilitação legal para condução surge quase sempre no total das detenções realizadas. Pois é, são muitas as pessoas que andam na estrada sem carta de condução!

Retrocedendo no tempo, regressando a Viseu, ao segundo semestre do meu último ano de faculdade, altura em que fui tirar a carta de condução (iniciei em março de 2007 e terminei em junho de 2007), uma senhora que tirou na mesma altura que eu, foi detida por este motivo; e mais do que uma vez! Foram várias as vezes que foi detida, que lá se decidiu em ir tirar a carta de condução. Após termos o documento em mãos, de que tínhamos a carta de veículos ligeiros, ela disse logo que gostaria de experimentar a conduzir um veículo pesado! O instrutor aproveitou logo para dizer, que o melhor é tirar primeiro a carta de pesados...

Atualmente, tirar a carta de condução fica mais barato, portanto não há desculpas. E no caso de existir dificuldades financeiras, poderá utilizar ou o subsídio de Natal ou de férias. Em último caso, sempre pode poupar com um mealheiro daqueles de lata, em que para o abrir tem de o destruir. Pode também ser uma boa ideia para poupar para outra coisa que pretenda adquirir ou simplesmente para ter de lado, para um imprevisto.

As detenções por excesso de álcool também são muitas! As pessoas (algumas) continuam a não se preocupar com a condução, mesmo que bebam bastante! Mas deviam preocupar-se com elas mesmas e com os outros que hipoteticamente transportam, e claro com os restantes condutores.

Em Portugal continua a morrer-se muito nas estradas, pois as pessoas ainda não se consciencializaram que é preciso cuidados redobrados quando se pega num volante .

É difícil mudar-se as mentalidades em Portugal em alguns assuntos!

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Mensagens

Mais sobre mim

foto do autor